sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cartaz com tabuada

        Hoje postarei algo muito básico, porém necessário: a tabuada (em especial quando temos alunos maiores e em anos mais adiantados que ainda não sabem de cor).  Que fique claro, não sou a favor da decoreba por decoreba da tabuada! Porém, chega um momento que os alunos precisam ir além da compreensão do processo, precisam saber a tabuada "de cor" como se diz! Precisam saber destes "detalhes (tabuada)" para poderem  avançarem.
           Montei a tabuada do 1 ao 10, em tamanho grande, para expor na sala de aula como suporte aos alunos em fase de fixação:
             Tabuada do 1 ao 10

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Jogo "Dez não pode"

        Para introduzir o conceito de dezena, gosto muito de utilizar outro jogo da nossa querida Ana Cristina Rangel, é o " Jogo Dez não Pode". Gosto deste jogo pois utiliza material simples e barato, bem ao alcance da realidade de muitas das nossas escolas brasileiras. São eles: palitos de picolé, elásticos de dinheiro e dados.
      Começo sempre dividindo a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, distribuindo um dado e um bocado de palitos para cada grupo, além de deixar uma boa quantidade de elásticos.
    Inicialmente, faço algumas jogadas coletivas, até verificar que todos compreenderam o jogo. Posteriormente, apenas acompanho os grupos, fazendo intervenções quando necessárias ou quando julgo importante.
       O jogo consiste em cada aluno jogar o dado e pegar a quantidade de palitos referente ao número sorteado. Se tirar quatro no dado, pega quatro palitos, fazendo a contagem dos mesmos, passando a vez para outro jogador.
         Quando o aluno somar dez, ou seja, uma dezena, terá que dizer “dez não pode”, pegar um elástico e prender os  dez palitos, formando uma dezena. Caso esqueça de dizer a frase, perderá todos os palitos adquiridos. 
           Vence o jogo o aluno que formar mais dezenas.
         Após a turma jogar nos pequenos grupos, faço um jogo coletivo, onde os grupos jogam entre si. Neste jogo, determino de 3 a 4 jogadas, para não ficar muito extenso. Após o término, cada grupo faz a contagem de seus pontos. Em seguida, organizamos no quadro uma tabela para marcar os pontos e determinar as colocações de cada grupo. É interessante, neste mesmo momento, ou num próximo, o registro da pontuação final pelos alunos.





Jogo do Tirar com Gomas

        Para fixar o conceito de subtração introduzido com o Jogo do Tirar, postado anteriormente, eu e minha colega de turma tivemos a ideia, de montar uma nova tabela semelhante a do Jogo do Tirar e de levar gomas para a turma. Será que preciso dizer que eles adoraram? Especialmente, a parte que podiam comer as gomas... Era uma torcida enorme pra que caísse o maior número possível do dado para poderem comer mais gomas... foi muito bacana, especialmente, por ver em outros momentos eles se referirem ao jogo para explicarem ou debaterem ideias com os colegas. As regras utilizadas foram as mesmas do Jogo do Tirar, o diferencial foram as gomas!
       Vejam o  exemplo de tabela que montamos: