quinta-feira, 25 de julho de 2013

Jogo "Dez não pode"

        Para introduzir o conceito de dezena, gosto muito de utilizar outro jogo da nossa querida Ana Cristina Rangel, é o " Jogo Dez não Pode". Gosto deste jogo pois utiliza material simples e barato, bem ao alcance da realidade de muitas das nossas escolas brasileiras. São eles: palitos de picolé, elásticos de dinheiro e dados.
      Começo sempre dividindo a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, distribuindo um dado e um bocado de palitos para cada grupo, além de deixar uma boa quantidade de elásticos.
    Inicialmente, faço algumas jogadas coletivas, até verificar que todos compreenderam o jogo. Posteriormente, apenas acompanho os grupos, fazendo intervenções quando necessárias ou quando julgo importante.
       O jogo consiste em cada aluno jogar o dado e pegar a quantidade de palitos referente ao número sorteado. Se tirar quatro no dado, pega quatro palitos, fazendo a contagem dos mesmos, passando a vez para outro jogador.
         Quando o aluno somar dez, ou seja, uma dezena, terá que dizer “dez não pode”, pegar um elástico e prender os  dez palitos, formando uma dezena. Caso esqueça de dizer a frase, perderá todos os palitos adquiridos. 
           Vence o jogo o aluno que formar mais dezenas.
         Após a turma jogar nos pequenos grupos, faço um jogo coletivo, onde os grupos jogam entre si. Neste jogo, determino de 3 a 4 jogadas, para não ficar muito extenso. Após o término, cada grupo faz a contagem de seus pontos. Em seguida, organizamos no quadro uma tabela para marcar os pontos e determinar as colocações de cada grupo. É interessante, neste mesmo momento, ou num próximo, o registro da pontuação final pelos alunos.





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