Livro: A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos.
Autora: Constance Kamii
11ª ed. Capinas, SP: Papirus, 1990.
Valor aproximado: R$ 30,00. (Busca realizada na internet em 28/12/12).
Aluna e colaboradora de Jean Piaget, Constance Kamii vem ao longo de sua carreira dedicando-se ao estudo da Epistemologia Genética e outras áreas educacionais relacionadas à teoria piagetiana , assim como, a relação da escola com a criança e esta teoria.
Fazendo parte de seus estudos e trabalhos, encontra-se A criança e o número, elaborado a partir de uma análise sobre as relações da criança com o número e fundamentado na teoria de Piaget.
O livro divide-se em quatro aspectos (ou capítulos) principais:
1) A natureza do número;
2) Objetivos para "ensinar" número;
3) Princípios de ensino;
4) Situações escolares que o professor pode usar para "ensinar" número.
Na primeira parte, faz uma retomada de alguns conceitos da teoria piagetiana relacionados ao pensamento lógico-matemático. Entre estes conceitos, gostaria de destacar a abstração empírica e a abstração reflexiva. Para Kamii (1990, p.17), "na abstração empírica, tudo o que a criança faz é focalizar uma certa propriedade do objeto e ignorar as demais". Já a abstração reflexiva, "envolve a construção de relações entre objetos e suas propriedades"; sendo estas abstrações de suma importância para a criação de estruturas mentais que permitam posteriormente o desenvolvimento de conceitos cada vez mais abstratos à medida que a criança vá crescendo. Destaca ainda, as relações de ordem e inclusão hierárquica, como relações essenciais para a construção do número pela criança.
Dentre os objetivos para "ensinar" o número, a segunda parte ressalta a importância da autonomia da criança na construção de seu conhecimento.
O professor deve priorizar o ato de encorajar a criança a pensar ativa e autonomamente em todos os tipos de situação, criando assim uma mobilidade de relações e estruturas mentais que propiciem a construção do número.
Nos princípios de ensino, Kamii (1990, p.42 e 43) destaca a importância de encorajar a criança a:
- estar alerta e colocar os tipos de objetos, eventos e ações em todas as espécies de relações;
- pensarem sobre número e quantidade de objetos quando estes sejam significativos para elas;
- quantificar objetos logicamente e a comparar conjuntos;
- fazer conjuntos com objetos móveis;
- trocar ideias com seus colegas;
- imaginar como a criança está pensando, intervindo de acordo com aquilo que parece esta sucedendo em sua cabeça.
Na última parte, apresenta algumas situações cotidianas que podem ser usadas no "ensino" do número, assim como jogos de tabuleiro, de baralho, de memória, entre outros.
Seu livro apresenta ainda um apêndice intitulado: " A autonomia como finalidade da educação: implicações da teoria de Piaget", retratando rapidamente a questão da autonomia (já mencionada anteriormente no livro) dentro da teoria piagetiana, reforçando algumas ideias já discutidas anteriormente e nos forçando a reflexão sobre como a criança pensa e age cotidianamente.
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