Livro: Números - Conceitos e atividades para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I
Autora: Mercedes Carvalho
Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
Valor aproximado: R$ 25,00 (Busca na internet em 11/01/2013).
Mercedes Carvalho é doutora em Educação Matemática, mestre em Educação e graduada em Pedagogia. Docente de ensino superior, trabalha com formação de professores, tanto na rede pública quanto na particular, tendo vários artigos publicados sobre o ensino de matemática e formação de professores.
Seu livro, que foi dedicado ao Pato Donald e que condiz com as ideias apresentadas por Kamii, em A criança e o número, apresenta os principais conceitos matemáticos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental com uma linguagem clara, acessível e objetiva. Diria que é um bom livro de cabeceira para quem deseja aprofundar seus conhecimentos nesta área.
A leitura começa com uma breve explicação sobre a origem dos números, seu valor posicional (que segundo a autora, só é passível de compreensão a partir do 3º ano) e suas funções ( cardinal, ordinal, medida e código). Em seguida, trabalha conceitos de contagem, suas fases (contar tudo, contar ambos, sobrecontagem e sobrecontagem a partir do maior), notações numéricas e suas categorias.
Num segundo momento, explora os campos aditivo e multiplicativo, com suas respectivas operações inversas, fazendo questionamentos sobre afirmações de professores como: "De um número menor não se tira um maior. Tal afirmativa leva a um erro conceitual, já que temos o conjunto dos números inteiros negativos."(grifos meus) (Mercedes, 2010, p.45). Ou o motivo pelo qual os professores geralmente trabalham multiplicação apenas com o conceito de adição de parcelas iguais, e não como um "conteúdo conceitual, porque, além da ideia de adição de parcelas iguais, também envolve as ideias de razão, proporção, combinação e configuração retangular." (grifos meus) (Mercedes, 2010, p. 53).
Num segundo momento, explora os campos aditivo e multiplicativo, com suas respectivas operações inversas, fazendo questionamentos sobre afirmações de professores como: "De um número menor não se tira um maior. Tal afirmativa leva a um erro conceitual, já que temos o conjunto dos números inteiros negativos."(grifos meus) (Mercedes, 2010, p.45). Ou o motivo pelo qual os professores geralmente trabalham multiplicação apenas com o conceito de adição de parcelas iguais, e não como um "conteúdo conceitual, porque, além da ideia de adição de parcelas iguais, também envolve as ideias de razão, proporção, combinação e configuração retangular." (grifos meus) (Mercedes, 2010, p. 53).
Por último, mas não menos importante, defende a utilização da calculadora nos anos iniciais como forma de raciocínio lógico e estímulo a autonomia dos alunos, sugerindo diversas situações para o uso desta e para a compreensão dos demais conceitos explorados ao longo de seu texto.
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