quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dica de livro (3)



Livro: Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino de matemática nos primeiros anos.
Autora: Luzia Faraco Ramos
São Paulo: Ática, 2009.
Valor aproximado: R$ 35,00 (Busca na internet em 05/02/2013).



     Na minha opinião, "Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino de matemática nos primeiros anos" é sem dúvida um livro para termos sempre ao alcance de nossas mãos, seja para esclarecermos dúvidas ou para relembrarmos de boas situações de aprendizagem que poderemos por em prática com nossos alunos. 
    Escrito por Luzia Faraco Ramos ( matemática, psicopedagoga, docente em cursos de especialização em Psicopedagogia e autora de vários livros "diferentes" para o ensino de matemática, como os da Série Turma da Matemática, da editora Ática) apresenta um questionamento ao ensino atual, sugerindo que este seja mais criativo, estimulante e ainda nos lembra que "as crianças não são pequenos adultos e que devem ser respeitadas como crianças que são".
   Apresenta suas experiências de sala de aula e suas reflexões em 4 capítulos:
1) A construção do número:  Aborda os conceitos básicos que as crianças necessitam desenvolver para apropriarem-se do conceito de número e algumas sugestões de atividades que podem estimular o desenvolvimento destes conceitos. Ainda neste capítulo apresenta os diversos níveis pelos quais a criança passa ao classificar, seriar, comparar; as ações de quantificar e de numerizar. Destaque (meu) para o conceito de numerização:
 Numerização é um termo atribuído à aprendizagem dos números  em sua correlação com suas
 respectivas quantidades, por analogia com a alfabetização.    Alfabetização é o processo 
 pelo qual se adquire o domínio de um código (alfabeto)e a habilidade de utilizá-lo para ler
 e escrever. Numerização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código  numérico
 (algarismos) e a habilidade de associar esse números a quantidades, assim como de lê-los,
 escrevê-los, compará-los, fazer operações com eles e posicioná-los numa sequência.
(Ramos, 2009, pg. 32)
2) O sistema de numeração decimal: Apresenta sugestões para introduzir o conceito de dezena, centena e unidade de milhar, com materiais estruturados e não  estruturados, diferenciando-os e indicando qual o melhor momento para a utilização de cada um, sugerindo ainda a utilização de materiais simbólicos para consolidar os conceitos desenvolvidos. 
3) A construção conceitual das operações: Desenvolve a construção conceitual das operações através da resolução de problemas e questiona  a forma como estas operações são ensinadas às crianças pela maioria dos professores.
4) A escrita dos cálculos e as técnicas operatórias: Após a construção conceitual das operações, passa neste capítulo, ao desenvolvimento propriamente dito destas, ou seja, "como se faz as continhas".  Apresenta para a adição os processos expandido ou por decomposição, por várias contas, longo e breve ; para a subtração, os processos breve, expandido e por várias contas; para a multiplicação, os processos expandido, por tabelas, longo e breve e, por último, a divisão, com os processos por estimativa, longo e breve, explanando cada um com explicações, exemplos e ilustrações.
      Cabe ressaltar que durante a explicação dos diversos processos ou técnicas operacionais, a autora não descarta as organizações geradas pelas próprias crianças para o desenvolvimento dos problemas e como estas anotações podem favorecer o processo de aprendizagem da criança e, que portanto, devem ser levadas a sério pelos adultos.

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