Hoje vou fazer indicação de um material interativo que me foi apresentado no curso Materiais Virtuais e Interativos para o Ensino de Matemática , da Unijuí (quem quiser fazer o curso, é só se inscrever, pois é gratuito!) para o ensino de perímetro e área. Não vou me estender nestes dois conteúdos, pois o próprio material contém atividades neste sentido. O que vou propor é uma série de atividades para desenvolver e/ou ampliar o conceito de multiplicação nos anos iniciais do ensino fundamental. O nome do material é Quadradinhos Móveis e pode ser acessado clicando-se em seu nome.
Mas vamos então as atividades!!!
Visando aprofundar o conceito de multiplicação, pretendo que os alunos, através da disposição retangular do material, elaborem frase matemáticas e as resolvam:
Organize 12 quadradinhos de uma mesma cor das seguintes formas:
a) Em duas linhas, com a mesma quantidade de quadradinhos em cada linha.
b) Em apenas uma linha.
c) Em seis linhas, com a mesma quantidade de quadradinhos em cada linha.
d) Em três linhas, com a mesma quantidade de quadradinhos em cada linha.
e) Em quatro linhas, com a mesma quantidade de quadradinhos em cada linha.
Agora, represente no seu caderno o total de quadradinhos utilizando uma operação matemática. O que você observou nestas operações? (Nesta etapa, pretende-se deixar livre as soluções propostas pelos alunos, por exemplo, 5+5=10, 2+2+2+2+2+10, 2x5=10... e espera-se que os alunos cheguem a conclusão que todos os cálculos possuem o mesmo resultado, apesar de serem diferentes.)
Organize agora, 8 quadradinhos da mesma cor das seguintes formas:
a) Em apenas uma linha.
b) Em quatro linhas, com a mesma quantidade de quadradinhos em cada linha.
c) Em oito linhas, com a mesma quantidade de quadradinhos em cada linha.
d) Em duas linhas, com a mesma quantidade de quadradinhos em cada linha.
Agora, represente no seu caderno o total de quadradinhos utilizando uma multiplicação. O que você observou nestas operações? (Nesta etapa, espera-se que os alunos cheguem à conclusão que todos os cálculos possuem o mesmo resultado, apesar dos quadradinhos estarem em disposições diferentes e as multiplicações serem diferentes 1x8, 4x2, 8x1 e 2x4. Além disso, espera-se que os alunos identifiquem que multiplicações com mesmo fator, porém em ordens diferentes, apresentam a mesma resposta. Por exemplo, 1x8 e 8x1, introduzindo assim a propriedade comutativa da multiplicação, sem necessariamente ter feito uso desta nomenclatura com os pequenos.
Agora você vai criar suas próprias multiplicações utilizando os quadradinhos!
Faça representações usando 6, 8, 9 e 11 quadradinhos. Depois escreva as multiplicações correspondentes a cada desenho em seu caderno. Procure criar mais de uma possibilidade para cada resultado.
0 comentários:
Postar um comentário